Impacto do Diagnóstico Tardio de HIV na Gravidez

Authors

  • Talita Pereira Diniz UniLs Author
  • Vitória Rodrigues SIlva UniLs Author
  • Larissa Barros de Oliveira UniLS Author
  • Erika Fabris do Nascimento UniLS Author

Keywords:

Palavras-chave: HIV. Enfermagem. Transmissão vertical. Gravidez. Tardio.

Abstract

O objetivo geral deste estudo é avaliar a eficácia das intervenções de enfermagem na redução dos riscos associados ao diagnóstico tardio de HIV durante a gravidez. Para esse objetivo, são definidos objetivos específicos: analisar as estratégias de intervenção utilizadas pela enfermagem para a prevenção da transmissão vertical do HIV, investigar os desafios enfrentados na adesão ao tratamento antirretroviral e avaliar o impacto das ações educativas sobre a saúde da gestante e do recém-nascido. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura. O estudo foi realizado por meio de busca on-line com levantamento bibliográfico de reproduções científicas, no período de 2019 a 2024, disponíveis em artigos na base de dados Scientific Electronic Library Online (SCIELO), Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) com as seguintes palavras-chave dos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS): enfermagem; gravidez; HIV; transmissão vertical. A adesão ao tratamento antirretroviral e o monitoramento contínuo da carga viral são intervenções cruciais que têm contribuído para a redução da transmissão vertical do HIV e a proteção da saúde da gestante e do recém-nascido.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Talita Pereira Diniz, UniLs

    Acadêmica de Enfermagem

  • Vitória Rodrigues SIlva, UniLs

    Acadêmica de Enfermagem

  • Larissa Barros de Oliveira, UniLS

    Acadêmica de Enfermagem 

Published

2025-04-03

Issue

Section

Artigo de Revisão

Categories

How to Cite

PEREIRA DINIZ, Talita; RODRIGUES SILVA, Vitória; BARROS DE OLIVEIRA, Larissa; NASCIMENTO, Erika Fabris do. Impacto do Diagnóstico Tardio de HIV na Gravidez. UniLS Acadêmica, Edunils, v. 2, p. 25, 2025. Disponível em: https://revista.unils.edu.br/index.php/files/article/view/66. Acesso em: 17 apr. 2025.

Similar Articles

1-10 of 20

You may also start an advanced similarity search for this article.

Most read articles by the same author(s)