Políticas Editoriais

Processo de Avaliação pelos Pares

Todos os manuscritos só iniciarão o processo de tramitação se estiverem de acordo com as Instruções aos Autores. A avaliação de mérito é feita pelos Editores e Conselho Editorial com base na originalidade, pertinência, qualidade acadêmica e relevância do manuscrito para a área.

Aprovados nesta fase, os manuscritos serão encaminhados aos revisores ad hoc selecionados pelos editores. Cada manuscrito será enviado para dois revisores de reconhecida competência na temática abordada. Em caso de desacordo, o original será enviado para uma terceira avaliação.

Durante a avaliação, os avaliadores ad hoc podem acessar o documento com segurança, por meio do sistema OJS do periódico.

A revista adota o sistema duplo-cego (blind review) na avaliação por pares e é sigilosa quanto a identidade dos autores e avaliadores. 

Os avaliadores devem registrar seus pareceres nos formulários disponíveis na rodada específica de avaliação, via sistema OJS. Contudo, o avaliador pode realizar sugestões e enviar uma versão editada para compartilhar com os autores.

Os prazos estabelecidos pelo periódico são os seguintes:

  1. Resposta à solicitação de avaliação: até 1 dias úteis.
  2. Avaliação da submissão: até 10 dias.

Caberá à Equipe Editorial decidir se dará um prazo maior para resposta, ou substituir o avaliador, de acordo com a demanda do periódico.

Deliberação após Avaliação pelos Pares

Após considerar o parecer dos avaliadores ad hoc, as seguintes deliberações são tomadas:

  1. aceitar o texto, com revisões de estilo e padronização das normas editoriais realizadas na próxima fase do processo (normalização, revisão gramatical e tradução);
  2. solicitar pequenos ajustes de conteúdo, sem a necessidade de retornar ao avaliador ad hoc. Feito isso, segue-se o passo 5 após os ajustes;
  3. solicitar revisão significativa de conteúdo, com a adição de texto complementar, com a necessidade de retornar ao avaliador ad hoc, que terá o prazo de até 5 dias para retorno após os ajustes;
  4. não aceitar, quando a avaliação evidencia preocupações significativas quanto à fundamentação teórica, metodológica ou ética.
  5. Com o retorno satisfatório por parte dos avaliadores, o editor chefe providenciará a publicação do artigo na UniLS Acadêmica em até 2 dias úteis.

Os ajustes solicitados no item (ii) ou item (iii) devem retornar acompanhados de documento que destaque as alterações realizadas e justifique os pontos não atendidos ao que foi solicitado pela avaliação. No caso do item (iii), o texto passa por uma nova rodada de avaliação antes de nova deliberação editorial. No caso do item (iv), o avaliador ad hoc deve justificar a decisão, indicando as incorreções para o documento não ser aceito para publicação. Já na situação do item (v), enviará aos responsáveis a Declaração de “Aceite” aos responsáveis. Em quaisquer dos casos citados acima, o autor será comunicado.

Todo o processo acima será realizado por meio do Formulário de Avaliação.

Os pareceres são analisados pelos editores associados, que propõem ao Editor Chefe a aprovação ou não do manuscrito. A decisão final sobre o parecer do artigo (aprovado ou rejeitado) caberá ao Editor-Chefe.

Os manuscritos não aceitos, mas com possibilidade de reformulação, poderão retornar como novo trabalho, dando início a outro processo de avaliação.

 

Periodicidade

A Revista UniLS Acadêmica possui periodicidade de fluxo contínuo.

 

Política de Acesso Livre

A Revista UniLS Acadêmica oferece acesso livre a todo o seu conteúdo, no sentido de disseminar e democratizar o conhecimento.