Musicoterapia e a Reabilitação Fisioterápica

Uma revisão bibliográfica

Autores

  • Yasmin Santana dos Santos UniLS Autor
  • Laryssa Sousa Chaves UniLS Autor
  • Anna Beatriz de França Alves Autor
  • Georgia Danila Fernandes D’Oliveira UniLS Autor

Palavras-chave:

musicoterapia, reabilitação, neuroplasticidade, bem-estar , emocional, fisioterapia, protocolos de tratamento, qualidade de vida

Resumo

Foi realizada uma revisão bibliográfica de artigos sobre musicoterapia dos últimos 7 anos que estudam as influências sonoras na sociedade antiga e atual. A música é um conjunto harmonioso de ondas sonoras e ritmos que interfere diretamente no bem-estar e na saúde, uma vez que essas ondas conseguem alterar as transmissões neurais no corpo humano, presentes no sistema nervoso central, proporcionando um melhor desenvolvimento da neuroplasticidade trazendo benefícios para os pacientes submetidos à técnica. Dessa forma, alguns estudos apontam os benefícios no uso terapêutico de estímulos sonoros nas áreas emocionais, físicas, cognitivas e comportamentais para prevenção, manutenção e/ou melhoria da saúde. É bastante utilizado por uma equipe com multiprofissionais, em doenças e síndromes como o Parkinson, AVC – Acidente Vascular Cerebral, ataxia, ansiedade, depressão e associado com outras terapias com objetivo de facilitar a reabilitação de pacientes, uma vez que os sintomas físicos são reduzidos, além de proporcionar alívio nos sintomas psicológicos. A musicoterapia é um método individualizado, ou seja, cada paciente recebe um protocolo específico para seu tratamento, de acordo com o seu histórico médico e relatos. Sendo assim, a música utilizada nessas sessões são analisadas para que a frequência sonora, o tempo e o volume estejam adequados à necessidade do paciente a ser atendido, podendo sofrer alterações durante o encontro, ou mesmo ao decorrer do processo terapêutico. Esse tratamento pode ocorrer tanto de forma individual, como coletiva, e com métodos ativos e/ou passivos, a depender do indicado pela equipe de fisioterapia, já que as relações interpessoais podem auxiliar na intervenção.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2025-04-02

Edição

Seção

Artigo de Revisão

Categorias

Como Citar

SANTANA, Yasmin; SOUSA, Laryssa; FRANÇA , Anna Beatriz; D’OLIVEIRA, Georgia Danila Fernandes. Musicoterapia e a Reabilitação Fisioterápica: Uma revisão bibliográfica. UniLS Acadêmica, Edunils, v. 2, p. 11, 2025. Disponível em: https://revista.unils.edu.br/index.php/files/article/view/64. Acesso em: 17 abr. 2025.

Artigos Semelhantes

1-10 de 59

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.