BENEFÍCIOS DA FISIOTERAPIA NA REABILITAÇÃO VESTIBULAR EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO ESPECTRO AUTISTA

Autores

  • Samile Barbosa Centro Universitário UniLS Autor
  • Dayane Amorim Autor
  • Elias Oliveira Autor

Palavras-chave:

Desenvolvimento infantil, Desenvolvimento motor, Transtorno do Espectro Autista, Fisioterapia Motora

Resumo

O Transtorno Espectro Autista (TEA), é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por afetar equilíbrio, comunicação verbal, desenvolvimento motor e interação social. O sistema vestibular, onde promove estabilidade, equilíbrio, percepção de movimentos, em crianças com TEA pode apresentar uma alteração, desenvolvendo uma instabilidade, atraso motor e desequilíbrio. Presume-se que a fisioterapia traga benefícios, com terapias especificas e individualizadas, amenizem esses sintomas, proporcionando equilíbrio, coordenação motora e autocontrole, que contribuem para a prevenção e integridade do desenvolvimento motor, mantendo o equilíbrio postural e contribuindo para melhora da qualidade de vida. Esta pesquisa foi realizada através de uma revisão sistemática, utilizando as bases de dados Scielo, Pepsic e PubMed. Foram selecionados artigos publicados entre 2014 e 2024, em português e inglês, relacionados à fisioterapia e áreas afins. Foram incluídos estudos focados em fisioterapia para crianças com TEA e reabilitação vestibular, enquanto artigos irrelevantes ou repetidos foram excluídos. Este trabalho concluiu que a fisioterapia vestibular é fundamental para melhorar a qualidade de vida e as funcionalidades das crianças com o TEA, abordando tanto as dificuldades motoras quanto a integração social e a autonomia. As hipóteses sobre a eficácia das intervenções na melhoria do equilíbrio e da consciência corporal foram perdidas, destacando a importância de atividades lúdicas na promoção de habilidades motoras e sociais. Recomenda-se uma abordagem multidisciplinar e o envolvimento da família, além de mais estudos sobre o tema.

 

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Publicado

2025-03-26

Edição

Seção

Artigo de Revisão

Como Citar

BARBOSA, Samile; AMORIM, Dayane; OLIVEIRA, Elias. BENEFÍCIOS DA FISIOTERAPIA NA REABILITAÇÃO VESTIBULAR EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO ESPECTRO AUTISTA. UniLS Acadêmica, Edunils, v. 2, 2025. Disponível em: https://revista.unils.edu.br/index.php/files/article/view/57. Acesso em: 17 abr. 2025.

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