Intervenções de enfermagem para redução de estresse para crianças do espectro autista durante internação hospitalar.
Palavras-chave:
Transtorno do Espectro Autista (TEA). Assistência de Enfermagem. Pediatria. Internação Hospitalar.Resumo
O artigo intitulado “Intervenções de Enfermagem para Redução de Estresse em Crianças do Espectro Autista Durante Internação Hospitalar” tem como objetivo explorar e discutir as principais estratégias não farmacológicas que podem ser adotadas pela equipe de enfermagem para minimizar o estresse em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) durante a hospitalização.
A hospitalização pode intensificar os níveis de estresse em crianças autistas devido à hipersensibilidade sensorial, mudanças na rotina e dificuldades de comunicação. O artigo analisa intervenções como a adaptação do ambiente sensorial (controle de luz, som e estímulos visuais), o uso de tecnologias assistivas (tablets e aplicativos), e terapias não invasivas, como brinquedos terapêuticos, musicoterapia e arteterapia. Além disso, enfatiza a importância da capacitação contínua da equipe de enfermagem para compreender e manejar crises, assim como a necessidade de estabelecer uma rotina estruturada e previsível.
O estudo destaca que essas abordagens contribuem para a redução do estresse e da ansiedade, promovendo um ambiente mais seguro e acolhedor para a criança com TEA, além de melhorar a comunicação e a eficácia do atendimento hospitalar.
Downloads
Downloads
Publicado
Licença
Copyright (c) 2025 UniLS Acadêmica

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.