Síndrome de Burnout em profissionais de enfermagem:
repercussões na qualidade da assistência e segurança do paciente
Palavras-chave:
Síndrome de Burnout. Saúde Mental. Assistência de enfermagem. Estresse Ocupacional.Resumo
Objetivo: O estudo teve como objetivo avaliar a influência da Síndrome de Burnout (SB) na qualidade da assistência prestada e na segurança do paciente por profissionais de enfermagem. A pesquisa utilizou uma revisão bibliográfica integrativa baseada em artigos científicos publicados no período de 2020 a 2025.
Método: A busca eletrônica foi realizada nas bases de dados SciELO, LILACS e BDENF. Inicialmente, foram encontrados 503 artigos. Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, 15 artigos foram selecionados e analisados na íntegra para compor o corpus do trabalho.
Resultado: O resultado principal da revisão integrativa é que a Síndrome de Burnout (SB) em profissionais de enfermagem é um fenômeno organizacional e social multifatorial que impacta negativamente a qualidade da assistência e a segurança do paciente.
Conclusão: Concluiu-se que a SB na enfermagem é um problema de saúde pública e institucional que exige ações integradas entre trabalhadores, gestores e instituições.
Downloads
Downloads
Publicado
Licença
Copyright (c) 2025 Lidiane Nunes do Nascimento , Ravene Niara Severino Souza, Rogério Firmino dos Santos, Rosimeire do Carmo (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.